segunda-feira, 23 de abril de 2018

ENSINO HÍBRIDO



QUE É O ENSINO HÍBRIDO?

"(...)convergência de dois modelos de aprendizagem: o modelo presencial, em que o processo ocorre em sala de aula, como vem sendo realizado há tempos, e o modelo on-line, que utiliza as tecnologias digitais para promover o ensino. (...) Podemos considerar que o termo Ensino Híbrido está enraizado em uma ideia de que não existe uma forma única de aprender e que a aprendizagem é um processo contínuo. (...) O estudo sobre o uso das tecnologias digitais no processo ensino-aprendizagem não é recente na educação. (...) Algumas pesquisas realizadas sobre o uso das TICs demonstram sua importante influência em transformações ocorridas nas formas de aprender, nas formas de se relacionar, nas formas de construir significado e valores. (...)" 

-------------------------------------------------------------------------------

Consoante a leitura do documento NMC Horizon Report: Edição Educação Básica 2015, selecionámos o tema do Uso de Aprendizagem Híbrida. A Aprendizagem ou o Ensino Híbrido diz respeito à integração formal de entrega on-line com relação ao conteúdo e à instrução. Este modelo combina trabalho on-line e a prática de sala de aula para criar um sistema em que os alunos têm maior controle de tempo, ritmo e caminho de instrução. A aprendizagem híbrida abre caminho para outras abordagens, permitem a aprendizagem personalizada, promoção do domínio de habilidades e informação de novos papéis e responsabilidades para os professores. A aprendizagem híbrida está também sendo integrada a programas de formação de professores inovadores. Por exemplo, uma videoteca on-line dá apoio ao processo de aprendizagem, permitindo que os professores vejam vídeos que demonstram as melhores práticas em salas de aulas reais. 


Alexandra Sousa & Margarida Nóbrega

Sem comentários:

Enviar um comentário

TIC E A INOVAÇÃO PEDAGÓGICA

QUE É A INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NESTE TRABALHO? A inovação pedagógica não passa pelos novos métodos de ensino, mas sim pelas nov...