segunda-feira, 9 de abril de 2018

AS TECNOLOGIAS NA INFÂNCIA

Tecnologia na infância: Não há que "diabolizar" mas convém "ponderar"



"Os tablets, telemóveis e smartphones estão a entrar cada vez mais cedo na vida das crianças. Todas parecem sentir-se atraídas pelos ecrãs e ter uma capacidade inata para interagir com o digital mas será este hábito mais benéfico ou prejudicial? (...)
O pais não têm de impedir os mais pequenos de jogar e ver vídeos a partir de um dispositivo móvel, mas devem, diz o psiquiatra, controlar o tempo e sobretudo, o conteúdo. No YouTube, por exemplo, os jovens estão mais vulneráveis a conteúdos inapropriados que lhes podem ser sugeridos mesmo ao lado de vídeos infantis, pelo que o acompanhamento dos pais é necessário. (...) Na opinião da pedopsiquatra Ana Vasconcelostablets e smartphones não se podem usar como uma chucha, ou seja, como um calmante rápido” (...) Os tablets, smartphones e computadores não têm de ser banidos da vida das crianças mas o seu uso deve ser regrado e “ponderado”, considera."

-------------------------------------------------------------------------------
Com esta citação acerca da tecnologia na infância deduzimos que, cada vez mais cedo as tecnologias estão a ser introduzidas na vida das crianças, tanto pela parte dos pais como pelo interesse das crianças. A tecnologia na infância é maioritariamente vista como "errada", mas também temos de ter em conta que a tecnologia é algo que irá fazer parte do futuro destas crianças. Em primeiro lugar, as tecnologias não podem substituir a educação dos pais, como por exemplo, há pais que dão o tablet ao filho em troca dele estar quieto e não perturbar o descanso dos pais. É também errado deixar uma criança navegar na internet sem qualquer vigilância de um adulto visto que a internet tem muitos perigos como também sites que não são próprios para serem visitados por crianças, mas para isso temos como solução a restrição desses mesmos sites. É da nossa opinião também de que as tecnologias não deverão ser disponibilizadas às crianças em qualquer idade, pois as crianças não têm noção se estão ou não a fazer algo de errado, deveria então haver esse cuidado e atenção e só a partir de uma determinada idade ser fornecido o acesso ao mundo tecnológico, que irá certamente trazer muita inovação a essas crianças que no futuro irão viver neste mundo rodeado pela tecnologia. 

Alexandra Sousa & Margarida Nóbrega


Sem comentários:

Enviar um comentário

TIC E A INOVAÇÃO PEDAGÓGICA

QUE É A INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NESTE TRABALHO? A inovação pedagógica não passa pelos novos métodos de ensino, mas sim pelas nov...